Pular para o conteúdo
Anúncios

De Veneza para Roma de Trem com a Italo

Deixamos o hotel em Veneza e fomos caminhando para a estação de trem. Chegamos na cidade de carro, devolvemos ele para a locadora, e regressamos para Roma de trem. O caminho de volta foi mais tranquilo, pois já estávamos familiarizados com a cidade e usamos o aplicativo de gps “here maps”, que pode ser usado offline desde que os mapas estejam salvos no seu aparelho.

Saímos com bastante antecedência para ir com calma e aproveitar para ver mais um pouco da cidade. Andar pelas ruas de Veneza é um exercício de paciência que é recompensado a cada descoberta de uma nova ponte ou beco e mais uma foto para recordação. A cidade respira turismo 365 dias por ano, assim mesmo nas épocas de baixa temporada, ainda haverá congestionamento de pessoas e barcos. Como eu disse no post anterior, para ver a cidade vazia, só dormindo por lá, e acordando antes do sol nascer ou ficando até tarde da noite. E sim, vale cada centavo e cada minuto.

Para circular entre as cidades na Europa o trem é a melhor opção. Já aviso que não será a mais econômica, mas com certeza será a que trará maior facilidade e segurança de programação para a sua viagem. A compra dos bilhetes é fácil, as chances de encontrar disponibilidade de última hora também e a quantidade de horários é enorme.

Vantagens:

Poder apreciar a paisagem local é um conforto, e os trens na Europa são muito confortáveis, mesmo as cabines mais baratas tem assentos que deixam para trás as melhores poltronas de econômica conforto das cias aéreas. Enquanto o trem se desloca você pode apreciar a vista, tirar um bom cochilo, tomar um café, ler um livro, assistir um filme, tudo menos se preocupar com a direção.

Sem cobrança de bagagem. Existe sim franquia de bagagem nas viagens de trem, mas elas são bem mais amigáveis do que as das cias aéreas. é possível levar malas médias e grandes sem pagar a mais por isso.

Exceto pelas possíveis greves, e poucos atrasos, o trem é mais pontual do que os aviões, e as interferências em função do tempo também são menores. Assim, mesmo sendo mais caro que as promoções de cias aéreas lowcost, as chances de atraso e cancelamento são mínimas.

Não tem trânsito, ou quase nunca tem trânsito que pare o trem no meio do caminho. Mais uma vez a pontualidade e previsibilidade do trem é melhor no quesito horário.

Sem translado, de trem você já embarca e desembarca no centro da cidade e em muitas delas, o acesso para a estação de metrô fica no mesmo local, mais um ponto de economia de tempo e dinheiro.

Você pode ir ao banheiro e fazer um lanche durante a viagem sem ter que parar ou descer do trem. Sim, até os trens mais baratos tem banheiros e máquinas de café, bebidas e snacks, e os de primeira classe tem restaurante.

Desvantagens:

Nem sempre é possível escolher o companheiro de viagem, por isso se estiver viajando sozinho e não for do tipo tolerante, talvez as longas horas de trem não sejam uma boa pedida e o melhor será substituí-las por voos de curta duração.

Segurança de bagagem é algo que não existe, por isso não abuse da franquia de bagagem e tente entrar no vagão assim que o trem abrir as portas, para colocar sua mala onde ela possa ser vista. Também é bom não viajar com malas maiores que as de tamanho médio. Já vi em alguns sites um cadeado que tem alças finas e longas de aço para prender as malas umas as outras e/ou nas barras do maleiro, caso precise colocar longe do assento.

Paradas em cada cidade do caminho. Alguns trechos possuem tipos diferentes de trajeto, com mais ou menos paradas, pense nisso na hora de escolher as passagens, os trens mais rápidos tendem a ser mais caros.

Entretenimento de bordo inexistente. Pelo menos na classe mais econômica o entretenimento de bordo deve ser providenciado pelo próprio passageiro. Mas desse quesito nem dá pra reclamar muito porque é uma tendência até entre as cias aéreas, disponibilizar o wi-fi e deixar que o passageiro use seu próprio equipamento. Esteja preparado, com fones de ouvido, power bank, cabo carregador e baixe seus livros, revistas, ou filmes no celular ou tablet.

Como foi a viagem:

Chegamos cedo na estação de trem e tivemos tempo para explorar um pouco o local, que mais parece um shopping center, e muito semelhante aos terminais de passageiros de aeroportos, com lojas, restaurantes, guarda-malas, e claro os guichês de bilheterias das empresas de trem, e muitos guichês automáticos espalhados. Demos uma olhada em algumas lojas e ficamos aguardando em frente das plataformas a chegada do trem. A indicação exata da plataforma só aparece no painel eletrônico minutos antes do horário de partida. O que pensávamos ser a plataforma na verdade era o vagão do trem, por fim o trem acabou atrasando cerca de 15 minutos, ficamos aguardando a indicação do horário na sala de atendimento da Italo.

O trem chegou e fomos para o embarque. Uma dica valiosa, fique perto das plataformas e vá para a frente do vagão assim que liberarem a plataforma. Muitos passageiros viajam com bagagem volumosa o que demora o embarque, além de ocupar rapidamente os maleiros acima das poltronas. Junto às portas de entrada dos vagões ficam maleiros para as malas maiores, entretanto é comum que os passageiros com mais de uma mala levem todas para acomodar nos maleiros acima das poltronas.

A viagem foi tranquila, o trem segue em uma velocidade considerável, contudo fez paradas na principais cidades do trajeto. Em cada parada descem e sobem passageiros e são nesses momentos que podem acontecer os furtos das bagagens que ficaram nos maleiros perto da porta. Infelizmente viajar de trem com bagagem não é o mesmo que viajar de avião e despachar malas deixando a responsabilidade por elas para a cia aérea. A responsabilidade pela bagagem é dos passageiros. Pensando nisso já existem cadeados com fios de aço para prender as malas nas barras dos maleiros e evitar que pessoas mal intencionadas as levem sem que o seu proprietário veja. Então, se estiver pensando em viajar de trem já sabe que cuidados você precisará ter.

Assista o vídeo, e para receber mais conteúdo como este se inscreva no blog e no canal e siga a gente nas redes sociais (InstagramFacebook, e Twitter).

Nessa viagem tivemos boas parcerias, usamos os chips da Easysim4u com internet ilimitada em todos os países, a cobertura da Seguros Promo (para a Patricia), e a Banggood que ofereceu alguns acessórios de viagem .

Um beijo e até o próximo post.

Essa publicação pode conter conteúdo publicitário e redirecionamento para parceiros do Blog.

easysim banner

Europa 1

Anúncios

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s