Pular para o conteúdo
Anúncios

Como visitar o Coliseu de Roma sem pagar

Na nossa viagem para a Itália neste ano (2018) conseguimos economizar visitando algumas das principais atrações da cidade de Roma sem pagar. Em todo o primeiro domingo de cada mês as atrações turísticas tem entrada gratuita na cidade. Sabendo disso nós construímos nosso planejamento de viagem. Baixamos os mapas nos aplicativos e com o celular em mãos confirmávamos os horários de abertura dos lugares e o tempo para o dia, conectados na internet do hotel e com o chip da Easysim4u, que agora tem chip específico para a Europa, e que inclui além de internet 4G, ligações.

PatriciaViaja_mercure_roma_italia

Distribuímos as datas em que estaríamos em Roma para que o primeiro domingo do mês fosse uma delas. Determinamos quais atrações eram pagas e dentre elas quais seriam as mais interessantes para o nosso perfil e também quais estariam mais próximas umas das outras, assim poderíamos visitar mais de uma no mesmo dia.

Tentamos sair o mais cedo possível do hotel para chegar na área do Coliseu. Nós ficamos em um hotel muito bom, mas que não era na região central de Roma, e isso nos tomava pelo menos 1h30 por dia de deslocamento para ir e voltar. Nada absurdo, mas sair cedo foi sempre difícil, justamente porque o hotel era muito bom e também queríamos aproveitar ao máximo, o conforto do quarto, do café da manhã.

Chegamos no Coliseu e as filas já estavam longas, mas não demorou mais do que 30 minutos e entramos no anfiteatro. Os procedimentos de segurança são o que acabam fazendo o tempo de espera para entrar maior. Uma vez lá dentro não existe um trajeto obrigatório, cada pessoa pode explorar o espaço da forma e pelo tempo que desejar. Existe guia em áudio para locação. Nós não usamos, pois já tinha lido bastante sobre a história do local e assistido a alguns documentários. Vimos algumas pessoas com guias em livro nas mãos e ao mesmo tempo que liam o guia apreciavam o local, o que também pode ser feito com o celular e aplicativos de história ou textos que você pode salvar no seu aparelho, ou consultar online pelo google se estiver com chip no celular.

Percorremos todo o Coliseu, e quase todos os pavimentos (alguns não estavam acessíveis) por cerca de 2h30. Um fato interessante de estar no Coliseu é que de lá podem ser tiradas ótimas fotos do Fórum Romano e do Palatino, além do Arco Triunfal de Constantino, um monumento repleto de significados e história. Saindo do anfiteatro passamos pelo Arco de Constantino e para apreciar suas esculturas ficamos por uns 15 a 20 minutos ao seu redor.

PatriciaViaja_Arco_Constantino_Roma_Italia

Seguimos para o Fórum Romano. Na entrada do Coliseu já havíamos recebido os bilhetes para o Fórum Romano, a fila foi mais rápida, no máximo 15 minutos, e assim como no Coliseu o Fórum Romano e o Palatino tem ordem de visitação livre, cada um segue a rota que desejar ficando o tempo que quiser. Existem banheiros espalhados em todo o espaço, com sinalização colocada em vários pontos.

O Fórum Romano e o Palatino possuem a mesma entrada, consequentemente um único bilhete. A área é bem maior do que aparenta olhando de fora, são muitas ruínas e edifícios ainda conservados, que representam a vida aristocrática da Roma antiga, tanto de residências como de igrejas, e prédios governamentais. Era ali que os nobres conviviam e faziam negócios.

O tempo de visitação do Fórum Romano e do Palatino foi um pouco maior que o do Coliseu, quase 3 horas. Tudo está a céu aberto, por isso escolha um dia sem chuvas, ou leve guarda-chuvas. Leve também água e algum lanche, nós só vimos banheiros lá dentro. O calçamento não ajuda a quem está de salto, mas é relativamente acessível a cadeirantes e carrinhos de bebê. Vimos alguns pais com crianças, mas não considero que foi divertido para elas.

Enquanto o Fórum Romano tem mais ruínas e edificações o Monte Palatino tem mais jardins e edifícios de uma época mai moderna que os demais. Algumas áreas podem estar cercadas em razão da constante restauração que acontece no local. Não deixe de subir até o topo do Monte Palatino, pois de lá se tem uma vista incrível da região central e histórica de Roma.

Quando nos demos por satisfeitos com a visita, já era fim de tarde, fomos comer em um restaurante ali por perto, o que não foi uma boa escolha, mas como era tarde e dia de domingo as opções estavam bem reduzidas. Não pagamos caro, mas com certeza não comemos bem. Ainda ficamos perto do Coliseu até o pôs do sol, e tiramos fotos lindas. De lá seguimos caminhando até o metrô e passamos em frente do Circo Máximo, que mesmo fechado é completamente visível através das grades.

PatriciaViaja_fontana_di_trevi_roma_italia

 

Terminamos o dia na Fontana di Trevi, que compete com o Coliseu em número de visitantes diários. É bem difícil conseguir uma boa foto, mas realmente é uma edificação esplendorosa. Voltamos lá durante o dia e estava mais cheio ainda. Ao chegar no hotel, já tarde da noite, fomos para o novo quarto, uma suíte que recebemos como upgrade por fazer parte do programa de fidelidade do hotel, uma ótima surpresa. Esse com certeza é um diferencial de concentrar a maior parte das diárias no mesmo grupo, ou poder transferir pontos para o programa, que é o que fazemos.

Assista o vídeo, e para receber mais conteúdo como este se inscreva no blog e no canal e siga a gente nas redes sociais (Instagram, e Facebook).

Nessa viagem tivemos boas parcerias, usamos os chips da Easysim4u com internet ilimitada em todos os países, a cobertura da Seguros Promo (para a Patricia), e a Banggood que ofereceu alguns acessórios de viagem .

Um beijo e até o próximo post.

Essa publicação pode conter conteúdo publicitário e redirecionamento para parceiros do Blog.

easysim banner


Seguros Promo


Seguros Promo

banner 728x90

Anúncios

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s