Pular para o conteúdo
Anúncios

Os piores programas de milhas aéreas de 2018

O ano de 2018 já está praticamente encerrado, é o momento de refletir sobre o que passou neste ano. E neste ano, mais do que nos outros, tivemos que direcionar nossos planos de viagem de acordo com os programas de fidelidade. A princípio quando escolhemos um programa de fidelidade para acumular milhas, pensamos naquele que tem os voos que mais nos interessam e que vai nos levar pela menor quantidade de milhas.

Assim como milhares de brasileiros nós também acreditamos nas promessas dos programas de milhas aéreas da TAP e da AVIANCA, concedendo 100% de bônus nas transferências de pontos. Sim, transferimos milhares de pontos para os programas de fidelidade dessas cias aéreas, acreditando nas suas tabelas de pontos, e confiantes de realizar mais um sonho e conhecer novos lugares nas viagens de 2018 e 2019. Foram campanhas maciças, muitos posts em blogs especializados, muitos e-mails enviados pelos programas, das cias aéreas e dos cartões de crédito, muitos sms recebidos no celular, foi uma enxurrada de assédio para nos convencer a transferir os pontos. Nós acreditamos.

Nós planejamos nossas viagens com antecedência, entre 6 meses até um ano. Mas antes de efetivamente trocar as passagens, precisamos ter as férias marcadas e aprovadas no nosso trabalho. Foram questão de semanas, entre os pontos serem creditados e os programas de fidelidade começarem a alterar as regras dos programas pegando todo mundo de surpresa. Obviamente, algumas pessoas conseguiram sim obter os benefícios e trocar por passagens aéreas baratas, mas o grupo da grande maioria, onde nós estávamos se viu prejudicado. Os pontos que serviriam para passagens em executiva mal dariam para voar na econômica, ou as taxas de embarque se tornaram tão absurdas que sozinhas custavam o mesmo preço da passagem vendida pela própria cia aérea sem precisar usar os pontos. Começou uma corrida desesperada pela troca dos pontos para qualquer destino que pudesse interessar, deixamos nossos objetivos de lado e trocamos os pontos pelas passagens que atendessem a pelo menos um interesse, indo novamente para lugares que já conhecemos. Um fracasso em termos de realizar o sonho de conhecer um novo lugar.

Além da TAP e da AVIANCA, vou colocar nesta lista a AZUL. Todas elas tem o mesmo ponto fraco em comum, divulgarem promoções de passagens, depois fazerem mega promoções de transferências de pontos e em seguida inflacionarem a pontuação necessária daquelas mesmas passagens ou simplesmente tirarem a disponibilização de assentos para a troca das passagens com milhas. Essa semana estava pesquisando um trecho saindo de SP e encontrei os mesmos voos, na mesma cia aérea e nas mesmas datas pela metade dos pontos no site do Livelo, o que indica que de fato alguma coisa não é tão real com essas promoções de bônus.

Vamos ao ranking dos piores programas de fidelidade por ordem de desgosto mesmo:

1. PROGRAMA AMIGO – CIA AÉREA AVIANCA

Fez promoções de passagens nacionais e internacionais, reiteradamente durante o ano de 2017 e primeiro semestre de 2018. No segundo semestre de 2018 fez várias promoções de transferências de pontos dos cartões de crédito com bônus de 100%. Em menos de 30 dias após o final da promoção, logo que os pontos foram creditados no programa, anunciou a alteração do programa de pontos com prazo mínimo, sem especificar as regras, afirmando que talvez a pontuação até baixasse. Ao serem implementadas as alterações a pontuação dos trechos voados no Brasil e partindo do Brasil cresceram até 300%, inutilizando os pontos transferidos. Após críticas dos usuários e meios de comunicação o site passou a não apresentar mais a disponibilidade na grande maioria dos trechos voados, impossibilitando completamente a troca dos pontos. Nas poucas pesquisas em que aparece a disponibilidade de assento, é somente para um único passageiro. Ao pesquisar o mesmo trecho, data e voo para compra o site de venda oferece dezenas de assentos vagos.

Consegui trocar uma parte dos pontos, mas ainda estou com alguns milhares de pontos no programa esperando que em uma das pesquisas semanais que faço apareça alguma disponibilidade útil para que possamos viajar.

2. PROGRAMA MILES & GO (ANTIGO TAP VICTORIA) – CIA AÉREA TAP

Também fez promoções de passagens internacionais, reiteradamente durante o ano de 2016 e 2017. Em 2017 fez várias promoções de transferências de pontos dos cartões de crédito com bônus de 100%. No final de 2017 anunciou a alteração do programa de pontos com aumento na tabela e cobrança de taxa de embarque superior ao valor cobrado nas vendas de passagens exclusivamente com dinheiro. Ao serem implementadas as alterações,  o site passou a não apresentar mais a disponibilidade na grande maioria dos trechos voados, impossibilitando completamente a troca dos pontos. Nas poucas pesquisas em que aparece a disponibilidade de assento, é somente para um único passageiro. Ao pesquisar o mesmo trecho, data e voo para compra o site de venda oferece dezenas de assentos vagos.

Ao menos o programa ainda oferece voos em cias da StarAlliance com pontuação menor e dependendo do trecho sem a cobrança da alta taxa de embarque, mas esse serviço só pode ser solicitado pelo telefone e a emissão custa o valor de 40 euros por bilhete. O segundo lugar é por conta da remanescente possibilidade de emissão.

3. TUDO AZUL – CIA AÉREA AZUL

O programa é considerado bom para aqueles que fazem trechos curtos em baixa temporada e são atendidos exclusivamente pela cia onde nenhuma outra cia aérea opera. Fora esse fato, para a grande maioria que mora nos grandes centros ou quer voar para o exterior o programa não é dos melhores, as tabelas oscilam conforme o tráfego do site, podendo variar em até 50% independente da troca de pontos ou venda de passagens, criando uma ilusão e pressão de troca imediata em usuários menos avisados. Por esse motivo, pontos transferidos dos cartões de crédito ou acumulados em lojas parceiras só são minimamente bons se acima de 100% de bônus ou 10 pontos por real.

O programa entrou na lista por não oferecer boas trocas em passagens aéreas, inflacionando muito os pontos, mas não é dos piores, pois com a inclusão da troca de pontos por reservas de hotéis foi agregado uma boa opção de uso dos pontos acumulados com a compra de produtos online nas lojas parceiras, reduzindo o custo das viagens. E para quem quer voar entre os países da Europa ainda tem a opção de trocar os pontos no programa parceiro Viajanet. Tem um vídeo no canal mostrando como trocar os pontos do Tudo Azul no ViajaNet.

Para receber mais conteúdo como este se inscreva no blog e no canal e siga a gente nas redes sociais (Instagram, e Facebook).

Um beijo e até o próximo post.

Essa publicação pode conter conteúdo publicitário e redirecionamento para parceiros do Blog.

easysim banner


Seguros Promo


Seguros Promo

banner 728x90

Anúncios

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s