Pular para o conteúdo
Anúncios

Os melhores programas de milhas aéreas de 2018 por Patricia Viaja

Hoje vou falar quais são os melhores programas de milhas aéreas do ano de 2018. Minha lista vai incluir programas de fidelidade de cias aéreas e programas de fidelidade de bancos. Na verdade, os programas de fidelidade cresceram tanto que hoje são parceiros de seus antigos criadores e tem independência da atividade fim das cias aéreas.

Eu comecei a acumular milhas usando cartão de crédito e essa foi por muito tempo minha principal forma de acúmulo. Foram poucas as passagens aéreas que eu comprei com dinheiro, acho que 90% das vezes em que eu viajei de avião, as passagens foram trocadas com pontos de programas de fidelidade. Atualmente, meus acúmulos de milhas aéreas (ou pontos) vem principalmente de compras online nos sites parceiros dos programas de fidelidade.

Meu ranking pessoal de melhores do ano vai observar dois fatores: primeiro os programas que mais oferecem parceiros e bônus no acúmulo de milhas e segundo os programas que mais oferecem possibilidades de voos e transferências para outros parceiros, sejam cias aéreas ou redes de hotéis. São eles:

1. MULTIPLUS

O programa tem se mantido como meu favorito há muitos anos. Mesmo depois da fusão das cias aéreas e as alterações nas regras do programa, ainda considero o mais estável na comparação com os demais. A quantidade de parceiros aéreos e não aéreos para acumular milhas é uma das maiores entre todos os programas que eu conheço. Sempre há um parceiro pontuando mais pontos por real. O atendimento pelas redes sociais é de fato efetivo na resolução de problemas com o crédito de pontos. A emissão de passagens aéreas é  intuitiva e oferece bastante autonomia para o usuário, com informações detalhadas sobre as opções de voos.

A quantidade de rotas internacionais é um dos grandes diferenciais do programa, o que proporciona uma maior flexibilidade na hora de programar a viagem. Assim, mesmo que a quantidade de pontos para o destino desejado esteja maior do que o saldo de pontos existente, é possível chegar bem perto do destino utilizando outra rota e depois completar com um transporte aéreo ou terrestre. E até mesmo é possível aderir ao clube de pontos para completar os pontos necessários e trocar as passagens.

Em geral o Multiplus tem uma tabela estável de pontos para a troca de passagens, não existem tantas discrepâncias ou oscilações diárias. As regras de acúmulo também seguem uma estabilidade o que impede grandes especulações de mercado com os pontos do programa, o que faz dele um dos mais valiosos programas no comércio das milhas aéreas. Os pontos negativos são mais sentidos por quem possui status avançado no programa, com as restrições de benefícios.

Para quem compra online as opções e facilidade de acumular pontos são o ponto alto, fazendo com que em menos de um ano seja possível acumular a pontuação necessária para uma viagem internacional.

2. LIVELO

Este programa foi criado inicialmente para atender aos clientes de dois grandes bancos brasileiros, o Banco do Brasil e o Bradesco. Hoje o programa aceita a adesão de não correntistas e estendeu os benefícios a qualquer pessoa. Ponto positivo pela adesão democrática e universalizada.

A quantidade de parceiros aéreos é a maior do mercado brasileiro dos programas de fidelidade. A proporção de pontuação para transferências de pontos é na maioria de 1 para 1. Além disso o programa também emite passagens prêmio diretamente, e em algumas situações por menor pontuação que a exigida diretamente no programa de fidelidade da cia aérea.

Os parceiros não aéreos de acúmulo e transferência de pontos tem crescido o que dá valor e aumenta a adesão ao programa, maximizando o acúmulo de milhas aéreas. Nos acúmulos de pontos com bonificação e posterior transferência para a cia aérea, às vezes com outra bonificação, são multiplicados os pontos originalmente acumulados. O crédito dos pontos nos parceiros tem um dos menores prazos se comparado aos outros programas de fidelidade.

3. SMILES

Esse foi meu primeiro programa de fidelidade, e o de muitas pessoas no Brasil. Estou nele desde o tempo da Varig. É uma relação de amor, ódio, e compreensão. O programa apesar de grande no mercado, enfrenta forte concorrência com a criação dos programas de fidelidade das outras cias aéreas, e com a pulverização dos pontos dos cartões de crédito entre todos eles, o que reduziu muito o aporte de dinheiro.

É um dos melhores programas para quem prioriza os voos nacionais entre as grandes cidades e capitais do Brasil. As promoções de passagens são constantes e planejando com boa antecedência é possível conseguir boas passagens. Em voos internacionais o programa deixa a desejar, principalmente se pensarmos no tempo de existência. Não raro as opções de troca simplesmente desaparecem do site, sem explicação. A tabela de pontos também oscila na mesma velocidade das promoções anunciadas.

Um das vantagens do programa é poder alcançar o status no programa também com o acúmulo de pontos, além dos voos.

RECOMENDAÇÕES

Eu recomendo muito pouco a adesão a qualquer clube de pontos nos programas de fidelidade, pois isso se torna uma forma de pagar pelas passagens com dinheiro e ficar limitado em questão de opções, uma vez que nem todas as cias aéreas participam dos programas de fidelidade brasileiros.

Cuidado com as bonificações nas transferências de pontos para a cia aérea, é um caminho sem volta, e que deve ser muito bem analisado antes, com uma pesquisa detalhada da disponibilidade de voos e valores dos destinos que se pretende visitar, além das regras de emissão daquela cia aérea. Cuidado principalmente se a cia aérea não for brasileira e o programa de fidelidade tiver um site instável que remete para a troca por atendimento telefônico com custo de emissão dos bilhetes.

Estude os regulamentos de cada programa e analise seu perfil pessoal de gastos mensais. Pense nos itens recorrentes que você precisa comprar e veja se pode substituir as lojas físicas por lojas online, use mais o cartão de crédito do que dinheiro e pense em substituir o seu cartão de crédito por um que faça parte de um desses programas e possa aumentar o acúmulo de pontos com a média mensal de gastos com a fatura.

Junte milhas aéreas diariamente com seu custo de vida regular e viaje com economia trocando as passagens aéreas, as diárias de hotel e muito mais com pontos dos programas de fidelidade. Você junta pontos e viaja e também viaja juntando pontos.

Para receber mais conteúdo como este se inscreva no blog e no canal e siga a gente nas redes sociais (Instagram, e Facebook).

Um beijo e até o próximo post.

Essa publicação pode conter conteúdo publicitário e redirecionamento para parceiros do Blog.

easysim banner


Seguros Promo


Seguros Promo

banner 728x90

Anúncios

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s