Pular para o conteúdo
Anúncios

O Japão em São Paulo

Em Junho aconteceu em São Paulo a terceira edição do Japão BR. O evento é criação da Patricia Takehana, do Blog Bagagem de Memórias, e tem como objetivo apresentar os valores, história e cultura Japonesa a criadores de conteúdo de viagem e turismo e com isso difundir para os leitores e seguidores o que foi aprendido.

Valores da Cultura Japonesa:

Valores morais e éticos são o pilar da sociedade japonesa. Princípios milenares passados de geração em geração que não são ignorados, seja pela nova geração tecnológica nascida na era da internet, seja pelo descendente que nunca pisou o solo japonês. Os valores da cultura japonesa também são mantidos pelos imigrantes e descendentes que vivem e nasceram fora do Japão.

Uma prática de vida louvável, pois o significado de cada valor conduz para a excelência e preservação da vida humana em sociedade e na natureza. No primeiro vídeo dessa série mostro a palestra que tivemos com a Carla Okubo.

História dos Imigrantes Japoneses no Brasil:

O Museu da Imigração Japonesa em São Paulo conta de forma majestosa toda a trajetória dos primeiros japoneses que imigraram para o Brasil. Os motivos e a forma como os imigrantes vieram para o país e o desenrolar de uma nova vida em uma nova nação.

Apesar das dificuldades iniciais, com a perseverança e a prática constante dos seus valores, os japoneses superaram as adversidades e além de crescerem no país, construíram um grande legado cultural, impulsionando novos movimentos migratórios.

Também no primeiro vídeo da série mostramos um pouco das instalações do museu.

A cultura Japonesa na cidade de São Paulo:

Já estabelecidos no país, e rompidas muitas das barreiras entre nossas culturas e costumes, mas sempre mantendo os valores e tradições, a cidade é presenteada com o Pavilhão Japonês no Parque do Ibirapuera e pela Japan House.

As duas construções são ícones na cidade e representam com fidelidade a arquitetura tradicional, com técnicas milenares e a modernidade e tecnologia que convivem em harmonia.

O Pavilhão Japonês é mostrado no final do primeiro vídeo e a Japan House é apresentada no terceiro vídeo.

Reflorestamento e preservação ambiental a partir do conhecimento e valores da cultura japonesa:

O Parque Ecológico Imigrantes é um verdadeiro exemplo da aplicação das técnicas de reflorestamento ambiental a partir dos valores da cultura japonesa. A criação do parque com a criação de trilhas acessíveis e com variados níveis de dificuldades ao mesmo tempo que respeita os limites do visitante permite aos demais desenvolver suas potencialidades.

O uso dos materiais, priorizando o reuso e materiais já reciclados ensina aos visitantes o convívio não agressivo com a natureza e a possibilidade de renovação. O parque ainda mantém projeto com a comunidade local, de treinamento e contratação, permitindo que todos possam descobrir novos potenciais profissionais.

Mostramos o parque no segundo vídeo da série.

Gastronomia Japonesa:

A culinária japonesa é tão rica que é possível comer um prato diferente em cada dia de um mês. A cidade de São Paulo possui uma quantidade numerosa de restaurantes especializados na gastronomia japonesa.

Os restaurantes mais tradicionais oferecem pratos exclusivamente elaborados com ingredientes originais, garantindo o sabor mais semelhante ao que é servido nas províncias do Japão.

O popular rodízio de sushi e sashimi, com outras variedades da culinária japonesa divide espaço na cidade com os restaurantes especializados em lamen ou ramen e karê, que mesmo nos dias quentes são apreciados não só pelos descendentes de japoneses, como pelos moradores e turistas que visitam a cidade.

A parte dos doces japoneses é um outro universo à parte, delicadamente decorados e elaborados, possuem um sabor sempre suave.

Juntei todos os restaurantes que visitamos durante o evento em um único vídeo, vai te dar água na boca.

Arte e música japonesa:

A música japonesa é peculiar, muitas vezes suave, com instrumentos de sopro e cordas, remetendo a meditação e tranquilidade, mas também tem sua vertente vibrante e forte.

O taiko, um instrumento de tambor, com vários tamanhos e formas, tem se popularizado no mundo, com adeptos de todas as origens étnicas, é uma prática em grupo, que além das batidas ritmadas nos tambores inclui movimentos de coreografia com o corpo e os tambores, além da participação de flautas e cordas. Os participantes também tem que ter fôlego pois é parte essencial do taiko não só as batidas nos tambores como os gritos sincronizados e que dão o ritmo à coreografia.

Está no primeiro vídeo da série a nossa visita ao grupo de Taiko Himawari e a participação em um workshop com eles.

Além de conhecer um pouco sobre a cultura musical japonesa participamos de uma aula básica de mangá, o desenho em quadrinhos japonês. Foi incrível descobrir que todos temos habilidades para as artes e divertido poder colocar em prática as nossas habilidades com uma orientação simples mas muito didática e atenciosa do professor da Escola de Mangá Japan Sunset.

Mostrei o workshop de mangá no terceiro vídeo da série.

O bairro mais japonês de São Paulo:

A Liberdade é um dos bairros mais antigos de São Paulo, e a região escolhida pelos imigrantes japoneses para fixar residência na cidade grande depois de muitos decidirem sair do campo.

Hoje é um dos pontos turísticos mais visitados da capital, com visitantes de todo o Brasil e o mundo. O bairro abriga os restaurantes mais antigos e tradicionais da gastronomia japonesa, além de lojas com objetos de arte e utensílios domésticos. Na Liberdade também estão localizados o Museu da Imigração Japonesa e a Escola de Mangá Japan Sunset.

Também estão localizados no bairro da Liberdade dois dos jardins japoneses da cidade, abertos ao público, e onde é possível apreciar de forma tranquila a aplicação dos conceitos de um jardim japonês e os valores da cultura em cada elemento do jardim.

Desça nas estações Liberdade ou São Joaquim do metrô e caminhe pelas ruas do bairro descobrindo, vivendo e saboreando a influência da cultura japonesa na cidade.

O vídeo com o passeio pelas ruas do bairro da Liberdade é o último vídeo da série. Também tivemos a oportunidade de conhecer as instalações de um dos hotéis da rede Blue Tree e ver a aplicação dos valores da cultura japonesa aplicados na arte de bem servir e receber.

Assista os vídeos, e para receber mais conteúdo como este se inscreva no blog e no canal e siga a gente nas redes sociais (Instagram e Facebook).

Organizações e Empresas Parceiras:

  • @japao.br
  • @vempraliba
  • @bluetreeanalia
  • @instabunkyo
  • @museumhijb
  • @komeirestaurante
  • @pavilhao_japones
  • @restaurante.samurai
  • @himawaritaiko
  • @lacoceramica
  • @carla.okubo
  • @japanhousesp
  • @parqueecologicoimigrantes
  • @saopaulotokyo
  • @japan_escola

Blogueiros que participaram do evento, além de mim:

  • @bagagemdememorias
  • @spdagaroa
  • @dani.tur.br
  • @viagensdecaprala
  • @qualquerviagem
  • @letsflyawaybr
  • @rodasnospes
  • @pormaisumcarimbo
  • @partiuviajarblog
  • @diariodeturista_
  • @saopaulosemmesmice
  • @trilhamarupiara
  • @idasevindasblog

Um beijo e até o próximo post.

Essa publicação pode conter conteúdo publicitário e redirecionamento para parceiros do Blog.

easysim banner


Seguros Promo


Seguros Promo

banner 728x90

Anúncios

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s